Quando a dor nas costas pode ser preocupante?

homem-maduro-ferido-gemendo-de-dor-nas-costas-apos-a-queda

Índice

Dor nas costas é algo comum, um sintoma que atinge pessoas de todas as idades, se você não se prevenir, pode ter problemas graves.

Embora causada por diversos fatores diferentes, como: esforço físico excessivo no trabalho ou modalidade esportiva, má postura para realizar qualquer atividade diária. E até mesmo na hora de dormir temos que ficar atentos com o colchão e também com lesões.

O desconforto tratasse com medicação, massagens, acupuntura, ou fisioterapia e fortalecimento muscular. No entanto, em algumas situações, a dor nas costas pode ser sinal de uma condição mais séria que requer atenção médica imediata.

O QUE PODE SER?

A dor nas costas acontece devido a situações de estresse do cotidiano, tensão muscular causado por ansiedade ou depressão, excesso de esforços ao levantar muito peso, ou apenas à má postura durante o dia. Tem situações em que a dor é constante e não passa mesmo com o repouso e aplicação de compressa. Pode ser indícios de problema mais grave, como compressão nos nervos, inflamação nos discos intervertebrais, fratura de uma vértebra ou câncer ósseo. Sendo necessário consultar o ortopedista para que seja feito o diagnóstico.

A seguir estão alguns sinais de que a dor nas costas pode ser preocupante:

Dor nas costas com febre: Se você tem dor nas costas e também apresenta cabeça quente, pode estar sofrendo de uma infecção, como pneumonia ou uma infecção urinária. A febre é um sinal de que o seu corpo está lutando contra uma infecção e precisa de atenção médica imediata.

Dor nas costas com emagrecimento repentina: Se você tem dor nas costas e também tem perdido peso de forma repentina, sem um motivo aparente, pode estar sofrendo de uma condição mais séria, como câncer. É necessário consultar um médico imediatamente para determinar a causa da perda de peso e tratar a condição subjacente.

Dor nas costas com dificuldade para urinar ou evacuar: Se você tem dor nas costas e também tem limitações para urinar ou evacuar, pode estar sofrendo de uma condição de próstata ou bexiga, como hiperplasia prostática benigna (HPB) ou câncer de próstata. É necessário consultar um médico imediatamente para determinar a causa da dificuldade e tratar a condição subjacente.

Dor nas costas com fraqueza ou dormência nas pernas: Se você tem dor nas costas e também tem fraqueza ou dormência nas pernas, pode estar sofrendo de uma condição de nervo comprimido, como uma hérnia de disco. Esta condição requer atenção médica imediata para prevenir danos permanentes aos nervos.

Dor nas costas com dor abdominal: Se você tem dor nas costas e também tem dor abdominal, pode estar sofrendo de uma condição de vesícula biliar ou pâncreas, como colecistite ou pancreatite.

Quando consideramos grave uma dor nas costas?

    • Dura mais de 6 semanas;
    • Dores intensas e continua piorando ao longo dos dias;
    • Dor muito forte quando se toca a coluna;
    • Dor que irradia para um ou as duas pernas, provando formigamento;
    • Principalmente quando se faz esforço;
    • Exista dificuldade para urinar ou incontinência fecal;
    • Há formigamento na região da virilha.

Além disso, pessoas que fazem uso de esteroide ou drogas injetáveis, têm maior chance de ter dores nas costas, podendo levar a mudanças graves. Apesar de na maioria dos casos não ser grave, na presença de qualquer um desses sinais ou sintomas. É necessário consultar o ortopedista para que a avaliação seja iniciada, caso seja necessário.

DOR NAS COSTAS COMO ALIVIAR

Praticar exercícios físicos regularmente, de forma supervisionada e orientada, pode ajudar a prevenir e a aliviar as dores nas costas, pois fortalece a musculatura, trabalho a mobilidade e o alongamento, assim, diminui o risco de lesão.

As pessoas que sofrem de doenças crônicas da coluna em toda a sua extensão, como artroses, hérnia de disco, bico de papagaio, escoliose ou alteração da lordose normal. Os cuidados devem ser intensificados, acompanhar de perto para que o quadro não evolua. Quanto antes fazer os exames e descobrir a causa melhor, pois pode iniciar imediatamente o tratamento e evitar cirurgias.

Somente uma pequena parcela de pessoas com dor e doenças da coluna terá uma indicação para cirurgia. Nestes casos, são um pouco mais sérios, o tratamento clínico já não está funcionando, e algumas alterações neurológicas causando sérios danos à coluna e ao corpo. Exemplo são as dificuldades para urinar ou para evacuar, fraqueza nas pernas e braços.

A forma de tratamento mais natural e eficiente, são as práticas de reabilitação como: pilates, yoga, academia com um plano de treino específico uma boa alimentação, somando todos esses cuidados você estará prevenido desse mal.

Há situações delicadas que precisam de um certo cuidado, pessoas experientes para cuidar do seu caso. É preciso estarmos atentos aos sinais de alerta. Pessoas que já têm problema de coluna devem prestar atenção nos desconfortos intensos, dor crônica com alterações de força e sensibilidade na perna, associada a perda de peso ou febre.

Caso os sintomas persistam, procure ajuda e se cuide!

CONCLUSÃO

Ao longo do artigo, te mostramos os principais sinais e sintomas do que pode te causar preocupação, além de apresentar algumas formas de tratamento. Quando a dor aparecer, procure um médico especializado ou consulte os profissionais relacionados na área! Gratidão pela leitura, espero que tenha ajudado! Continue conosco, nosso blog trará mais dicas e informações do cotidiano, até a próxima!

Facebook Comments Box
Elton Rodrigues
Instagram
Tags :
lesões
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *