As dores nas costas são comuns, e atinge grande parte da população, seja só um desconforto leve algo mais local ou dores mais intensas, impedindo de realizar certas atividades por tempo indeterminado se tornando crônico.
Suas causas vão desde desequilíbrio muscular, má postura até problemas mais sérios de saúde, como a lombalgia, bico de papagaio e hérnia de disco tanto na região da cervical, torácica como da lombar.
Devido ao sedentarismo essas dores são causas frequentes no corpo e na coluna. Pelo fato da pessoa se movimentar, os discos intervertebrais se enrijecem, comprime os nervos e força o disco a sair do lugar, trazendo dores intensas a essa pessoa.
Então, transformar a prática dos exercícios físicos em hábitos pode ser difícil para algumas pessoas. Pois, muitos dos sedentários são obesos, e por ter timidez de ir em lugares como academia ou clubes, acabam evitando, tornando mais grave seus problemas. Para ajudar quem ainda não encontrou uma atividade que agrade, compartilhamos os benefícios de seis opções que podem se tornar o seu novo hobby.
6 PRÁTICAS QUE VÃO AJUDAR A EVITAR DORES LOMBAR
Listamos então algumas atividades físicas, que vão ajudar a prevenir e fortalecer sua lombar, para que não haja mais dores. Se esse é o seu caso, confira!
Musculação
No caso de lesões lombares, hérnia de disco, dor ciática ou outra instabilidade articular, a musculação é um dos exercícios mais recomendados pelos médicos. Pois, é ele que vai fortalecer os músculos eretores da coluna, dorsal, glúteos e abdome, que estrutura e protege a coluna vertebral.
Dando estabilidade e segurança para realizações de atividades diárias e práticas esportivas. São exercícios simples e fáceis de serem realizados que até iniciantes conseguem.
Após o retorno ao médico, sabendo o diagnóstico, o ideal é procurar uma academia ou clube mais próximo de você e procurar orientações com o instrutor e ele vai poder informar sobre os exercícios mais adequados para sua situação.
A dica de ouro é que você treine mobilidade da coluna, fortalecimento do CORE e fortalecimento das musculaturas dorsais e lombares. Além disso, a musculação pode contribuir com a má postura, sobrepeso, idade e outros fatores que causam os desgastes naturais. A prática por essa modalidade reconstrói o vigor e traz tônus muscular, e também ajuda a alinhar a postura e a perda de peso.
Dança
Ela pode ser uma excelente aliada para este público sedentário que procura uma atividade que lhe agrade. Além de reduzir o risco de osteoporose, a dança é divertida, fácil de realizar e ainda faz você gastar calorias, uma maneira agradável de fazer amizades agregando todos os públicos. E também contribui para o fortalecimento muscular, flexibilidade e consciência corporal, o que é fantástico para quem sente dores lombares. Experimente, conheça os benefícios, essa pode ser sua atividade favorita.
Natação
Essa é uma atividade curiosa para se trabalhar no tratamento de dores lombares. Pela modalidade ser dentro da água, reduz a pressão nas vértebras, alinhando a coluna, aliviando a sensação de dor. Com o trabalho de movimentação de braços e pernas, é muito exigido a musculatura dorsal e glúteos, os principais músculos que precisamos fortalecer para não ter mais dores lombares. Então a natação é uma opção no tratamento, e de alguma maneira você goste e comece a praticar, agregando mais saúde para sua vida.
Hidroginástica
É uma das atividades mais recomendadas pelos médicos. Melhora a postura, tonifica a musculatura e aumenta o gasto calórico. A hidroginástica é a prática perfeita para quem não pode ter impacto nas articulações, pode ser realizada de maneira divertida e prazerosa. Normalmente feita em grupo, aumenta a socialização e auto estima, fazendo com que a pessoa sedentária se identifique com o grupo e se torne fiel à modalidade.
Assim terá benefícios a sua saúde. Apesar de os impactos serem menores, de certa forma acaba não tendo, mas é preciso fazer uma avaliação médica e saber se está apta para prática.
Caminhada
É uma excelente opção para quem tem uma vida corrida, pouco tempo para se movimentar e pode ser feita em qualquer lugar e hora. Quem caminha, mantém a sua saúde protegida de diversas doenças. Só de movimentar alguns minutos você evita riscos e agrega benefícios à sua saúde. Realizando essa atividade, a circulação sanguínea melhora, alívio de pressão nas vértebras, liberação de líquido sinovial e melhora da mobilidade. Mas lembre é necessário fazer da maneira correta, assim não terá riscos de agravar a lesão.
Pilates
Um método incrível, muito utilizado na recuperação de dores e prevenção das doenças de coluna. Essa prática trabalha a mobilidade de coluna, liberando os espaços entre os discos fazendo com que eles respirem, não se comprimam. Trabalha também o fortalecimento muscular do core, dorsais e do glúteo, tonificando essa região, levando e segurando e protegendo a coluna. Além disso, ela trabalha o alongamento, melhorando a postura e as dores lombares.
CONCLUSÃO
Observações no texto, sugestões de atividade física indicadas para quem sofre com dores na lombar, além disso, alguns tratamentos para aliviar seus desconfortos. Se sentir dores na região lombar, procure atendimento médico especializado, diante do laudo poderá realizar o tratamento específico. Grato pela leitura!
Step.
- 6 Melhores Bicicletas Ergométricas - 29/10/2023
- Como andar de bicicleta - 29/10/2023
- Como prevenir e tratar a ansiedade de forma natural - 20/05/2023