Está enganado quem pensa que quem tem dores, sofre com problemas na coluna deve passar longe de academias, métodos terapêuticos ou atividades físicas. Depois que entendemos o qual é necessário esse acompanhamento interdisciplinar para a nossa saúde.
Algumas delas podem até servir como aliadas, auxiliando no tratamento, fortalecendo e protegendo a coluna, prevenindo em suas atividades diárias reduzindo as dores! Mexendo com a musculatura correta, realizando o que foi pedido nas planilhas de treino. Além de melhorarem a postura, dar tônus muscular, esses exercícios funcionam como verdadeiros remédios e fazem toda a diferença no alívio das dores.
As principais causas dessas dores na coluna, são geradas por excesso de carga na coluna, tanto obesidade como trabalho braçal, má postura. Uma inclinação para pegar algo no chão, permanecer muito tempo na mesma posição, sedentarismo ou até mesmo prática inadequada de atividades físicas.
Temos que nos atentar, pois, pode acontecer em qualquer momento do seu dia. Assim, caso você faça esforço com uma sobrecarga, fique por muito tempo em pé, fazendo com que cause uma pressão entre os discos vertebrais e os comprime gerando a dor.
Essa pressão pode comprimir os nervos, os discos e inflamados, no primeiro momento é só um desconforto, se não for procurar ajuda essa lesão pode se agravar e se tornar caso de cirurgia. E vamos combinar, ninguém quer chegar a este ponto. Então por isso é necessário realizar o mínimo para se cuidar, buscar um local para treinar e se fortalecer e proteger, tornando sua coluna saudável.
Lembrando que, se a dor persistir por mais de 3 a 5 dias, procure um médico ortopedista para mais investigações, assim terá um melhor diagnóstico! Tudo vai depender do nível de dor e uma opinião medicada sabendo do problema fica fácil resolver, mas quando se trata de coluna esses exercícios são necessários em qualquer etapa da lesão.
Então, se você não quer mais sofrer com esses incômodos, dores ou se está em um ponto crítico, precisa ler este artigo até o fim! Ele ajudará você com dicas de exercícios e atividades que auxiliam no tratamento de problemas na coluna. Confira.
FAÇA UM BOM ALONGAMENTO E MOBILIDADE
Praticar alongamento é indispensável tanto para prevenir dores, quanto para melhorar a postura. Independentemente do seu nível de atividade durante o dia, ou até mesmo se pratica modalidade esportiva, ou não, alongar o corpo é um hábito útil de que todos precisam na vida.
O alongamento aumenta a circulação de sangue para os músculos, promovendo amplitude completa para que as articulações se movam. O alongamento também melhora a sua postura e aumenta o seu desempenho atlético, reduzindo o risco de dores e lesões na coluna. Acrescente no seu roteiro diário, quanto antes for realizado, mais rápido ficará sem dores.
Mobilidade, ou mobilidade articular, é uma prática complementar aos alongamentos, uma variação realizada de forma dinâmica. Fazendo com que as articulações, nervos, parte óssea e outras estruturas, afastam, ganham espaços entre uma e outra, aliviando a pressão e toda região que está comprimida.
Assim dá liberdade para estrutura que trabalhará naquela sessão de treinamento ou evento físico. E também nestes movimentos lubrificamos, líquido sinovial é liberado para as articulações e toda região que envolve nervos, conexão de ossos e músculos, aliviando toda dor.
PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO
Exercícios físicos é uma ótima dica para o fortalecimento da coluna e prevenção de lesões. A prática de atividade ou exercícios físicos pode ser feita de diversas formas, no parque, bosque, academias ou até em casa. Basta você se dedicar um momento para cuidar da sua saúde e se priorizar.
Somente certifique-se que está fazendo da maneira certa, pois realizar exercícios ou movimentos de modo irregular, pode causar lesões graves. Então vamos deixar dicas de exercícios que vão te ajudar. É sempre bom lembrar que os movimentos devem ser acompanhados de um profissional.
Exercícios abdominais: Uma das melhores opções para aliviar dores na coluna. Abdome forte é essencial para proteger a sua coluna, o que diminuirá a probabilidade de ter desconforto nesta região. Podendo realizar exercícios como:
- Prancha isométrica;
- Prancha lateral isométrica;
- Perdigueiro;
- Canoa isométrica;
- Abdominal reto solo e outros;
Elevação pélvica ou ponte: nesse exercício você deitou de barriga para cima, e com os pés bem firmes no chão fará movimentos de levantar o quadril. Esse exercício trabalha toda região posterior de coxa, glúteo e lombar.
No início realizá-lo no solo sem carga, após a evolução no movimento, ele pode ser feito com carga e um plano mais alto para o apoio das costas. Assim potencializar o exercício.
Exercícios para músculos dorsais: são cruciais no fortalecimento da região das costas. Esses exercícios são feitos em pesos livres ou máquinas ergométricas para trabalhar um músculo isolado ou de dois a três grupos musculares. E os aparelhos podem auxiliar pessoas que estão sem estabilidade de coluna e não conseguem ficar sem o apoio das costas.
Alguns deles incluem exercícios de perna, pois trabalham toda parte posterior do como, então tem movimentos que são necessários para tratar problemas de coluna. Veja quais são eles:
-
- Puxadas;
- Remadas;
- Stiff;
- Agachamento;
- Levantamento terra;
- Extensão lombar, no banco romano;
- Faça caminhada.
Sem dúvida, essa é uma das dicas fáceis de realizar. Para você que tem pouco tempo, está sem condicionamento e tem hábitos sedentários, esta é uma boa dica. Comece por uma curta caminhada e depois, aumentando, o percurso. A caminhada tira a tensão na lombar, aliviar os estresses no corpo e mental, promovendo benefícios à saúde da sua coluna. Mas antes, é necessário se preparar, realizar alongamentos dinâmicos preparando suas articulações e músculos para a atividade. Com o passar dos dias, seu corpo estará bem melhor com alívio de tensões e dores. Qualquer dúvida procure um profissional da área da Educação física, ele pode te ajudar.
NÃO FIQUE SENTADO POR MUITO TEMPO
Atualmente, muitos trabalhadores realizam as suas tarefas no escritório, salas administrativas em empresas ou até mesmo no home office que cresceu nos últimos anos.
Se você faz parte dessa estatística, fique preocupado, pois isso não vai fazer bem para saúde da sua coluna. Está mais que na hora de começar a se movimentar e se prevenir de problemas graves! Mudar esses maus hábitos podem resolver todo seu problema.
Realize estratégias que podem contribuir para proteger sua coluna, em qualquer evento inesperado durante sua jornada de trabalho. Veja algumas dicas que irão te ajudar a se prevenir:
-
- Ajuste sua cadeira e mesa, mantenha a ergonomia para evitar má postura;
- Estique seu corpo durante os intervalos;
- Movimente-se sempre, prefira usar as escadas e deixe o elevador para o último caso;
- Faça alongamentos dinâmicos de duas em duas horas;
- Antes de iniciar a jornada de trabalho, se prepare, aqueça o corpo;
- Após a jornada de trabalho, alongue e faça compressa quente se houver tensão muscular.
PROCURE AJUDA DE UM BOM PROFISSIONAL
Essa é uma dica de ouro! A escolha de um bom profissional pode mudar tudo nos seus resultados. Quando se está acompanhado de um personal trainer, fisioterapeuta ou outro profissional que cuide dos problemas na coluna. Ele poderá te auxiliar em cada etapa, seja ela quando é só no início, um incômodo, desconforto local ou dores mais duradouras, que demoram para passar e ficam instaladas em algumas regiões como lombar e pescoço. Assim, prescrevem e te acompanham nas sessões de treino ou tratamento clínico.
Seguindo essas dicas você conseguirá o fortalecimento da coluna, evitando dores e lesões nessa região e, como consequência, terá um dia a dia bem mais prazeroso.
MAIS AFINAL QUAL A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA PROBLEMAS NA COLUNA?
A atividade mais indicada é a academia! Lá encontramos aulas de pilates, alongamentos e fortalecimento muscular, além disso, pode fazer caminhada e ser bem orientado pelo profissional credenciado. Tudo que é necessário para quem sofre com dores na lombar.
CONCLUSÃO
Ao longo do texto, te mostramos as principais atividades físicas e exercícios que ajudam e auxiliam na recuperação de pessoas que sofrem com problemas na coluna. Além de apresentar algumas formas de tratamento desses problemas e sugestões de especialistas específicos. Se a dor persistir, procure um médico! Gostou? Aqui no nosso blog você vai encontrar técnicas e soluções para o alívio do estresse do cotidiano.
Step.
- 6 Melhores Bicicletas Ergométricas - 29/10/2023
- Como andar de bicicleta - 29/10/2023
- Como prevenir e tratar a ansiedade de forma natural - 20/05/2023