Dor do lado esquerdo da barriga abaixo da costela, o que pode ser e o que fazer?

Homem de meia-idade com Dor do lado esquerdo da barriga abaixo da costela na rua

Índice

A dor do lado esquerdo abaixo da costela pode ser causada por uma ferida, inflamação, infecção ou em um órgão localizado do lado esquerdo do corpo como pulmão, baço, estômago, pâncreas, coração e rim. Causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como pedra nos rins, costocondrite, gastrite ou.

Esses órgãos, quando lesionados, causam dor do lado esquerdo abaixo da costela. Que se inicia de repente e auxiliada de outros sintomas como tonturas, náuseas, dificuldade para respirar, vômitos ou dor que aumenta ao se movimentar, tossir ou espirrar.

Porém, não podemos descartar qualquer sintoma, pois este desconforto ficando intenso tornando grave o problema, pode estar relacionada a dor de infarto. Caso a dor demore alguns dias para aliviar, procure um médico, vá até o posto de saúde mais próximo da sua casa e certifique se que está tudo bem com você.

Mas também ela pode ser uma dor abdominal do lado esquerdo relacionada a algo simples, como, a má digestão ou gases acumulados, mas também pode ser complexo voltados aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

A dor abdominal do lado esquerdo ou dor na barriga é uma ocorrência muito comum de acontecer e está ligada a vários fatores que podemos te explicar abaixo. Esse desconforto na parte superior esquerdo do abdome pode ser inúmeras doenças, como:

    • Diverticulite;
    • Angina;
    • Empiema;
    • Impactação fecal;
    • Gastrite;
    • Infarto;
    • Esofagite;
    • Infecção renal ou cálculo renal;
    • Pancreatite;
    • Pneumonia;
    • Embolia pulmonar;
    • Estenose pilórica;
    • Ruptura do baço;

É necessário ficar atento aos sinais que o corpo dá, observar os sintomas e há quanto tempo eles perduram. As dores abdominais do lado esquerdo normalmente não apontam para um único órgão, podendo ser originárias de vários órgãos de dentro da barriga.

O problema acontece em uma outra região do abdome e ela se espalha para o lado esquerdo, fazendo a pessoa sentir incômodos mais intensos neste local. Esta é a chamada dor referida. Por isso, o diagnóstico da dor no lado esquerdo da barriga pode ser um desafio até para os médicos. Muitos desses casos as pessoas tentam se autodiagnosticar, não faça isso, pois, você pode colocar sua vida em risco e agravar seu problema. Procure um médico caso os sintomas persistam.

Caso você apresente febre, vômito, diarreia ou fezes com sangue, dificuldade para respirar ou mal-estar intenso associados à dor, é necessário procurar um atendimento médico com urgência. São sintomas de quadro inflamatório, precisam de um tratamento mais cuidado, casos de antibióticos ou cirurgia se for a opção.

PRINCIPAIS DOENÇAS, CAUSAS E TRATAMENTO

costocondrite COSTOCONDRITE

Cartilagem inflamada que liga as costelas ao esterno, um osso que é localizado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela.

Esta inflamação pode ocorrer por uma infecção, trauma físico ou artrite. Provocando sintomas que são parecidos ao ataque cardíaco como dor aguda no lado esquerdo do peito, desconforto em mais de uma costela, sensação de pressão abaixo da costela esquerda ou dor que aumenta quando a pessoa respira ou tosse.

O que fazer: Repouso total, evitar qualquer movimento com mais intensidade, levar algo pesado, praticar exercícios, pois pode piorar, melhor forma é fazer compressas quentes e descansar. Procure um posto de saúde mais próximo para que o diagnóstico seja concluído, e a medicação com anti inflamatórios e indicação de alongamentos e exercícios que podem ajudar.

Caso os sintomas sejam acompanhados por dor que irradia para o braço ou pescoço, falta de ar, fique atento, são sinais gravíssimos, procurar atendimento médico o mais rápido possível é o ideal, pois pode ser sinal de infarto.

PERICARDITE

Uma dor causada pela inflamação do pericárdio, que é uma membrana que envolve o coração e ela é cheia de líquido, é quando está desta forma a pessoa sente dores do lado esquerdo abaixo da costela, que normalmente piora ao deitar.

Essa inflamação no pericárdio pode ocorrer por infecção, como pneumonia ou tuberculose, lúpus e artrite reumatoide, radioterapia no tórax, uso de medicamentos como fenitoína, hidralazina ou fenilbutazona, por exemplo.

O que fazer: Nesses casos, temos que consultar o cardiologista, ele é o especialista responsável que vai poder auxiliá-lo no tratamento com uso de anti-inflamatório, para alívio das dores.

Além disso, nos casos mais graves o médico pode fazer uma cirurgia chamada pericardiocentese para retirar o excesso de líquido inflamado ou pericardiectomia para remover parte do pericárdio.

PANCREATITE

Inflamação no pâncreas, uma glândula que fica localizada atrás do estômago, e responsável por produzir enzimas digestivas e hormônios como somatostatina, insulina e glucagon.

Esta inflamação no pâncreas pode causar dor intensa do lado esquerdo abaixo da costela que pode irradiar para as costas, além de outros sintomas como náuseas, vômitos ou febre.

A causa mais comum da pancreatite está relacionada ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. E pode ocorrer por infecções virais, como pedra na vesícula, fibrose cística ou uso de medicamentos como Liraglutida, Losartana ou Corticoides, caxumba ou sarampo.

O que fazer: Consulte um clínico geral ou gastroenterologista para que seja feita a internação hospitalar e iniciar o tratamento ideal, com manutenção de soro na veia e de remédios analgésicos para controlar a dor. O médico pode indicar a realização de cirurgia em casos mais graves.

E também, evite comer alimentos gordurosos ou tomar suplementos de enzimas pancreáticas sem prescrição médica.

PLEURISIA

Também conhecida como pleurite, é uma condição na qual a pleura, uma membrana que reveste os pulmões, fica inflamada. E quando esta inflamação ocorre no pulmão esquerdo pode causar dor do lado esquerdo abaixo da costela que piora ao respirar, tossir ou espirrar, além de outros sintomas como falta de ar, dificuldade para respirar ou febre.

Esta inflamação na pleura pode ser desencadeada por câncer no pulmão, pneumonia bacteriana, viral ou fúngica, ou infarto pulmonar.

O que fazer: Consultar o pneumologista ou clínico geral que deve indicar, o tratamento anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou naproxeno, para reduzir a dor e aliviar o desconforto. Antibióticos são utilizados para tratar a pneumonia e anticoagulantes no caso do infarto pulmonar. O médico também pode indicar o uso de broncodilatadores para ajudar a melhorar a respiração e diminuir a falta de ar.

PEDRA NOS RINS

É quando uma massa sólida de cálcio e sal são formados em cristais que causam muita dor ao se movimentar. Isso impede a passagem pelo trato urinário tornando dolorido toda vez que a pessoa urina. Normalmente é uma dor intensa no lado do abdome.

Além disso, podem surgir outros sintomas como dor ou ardor ao urinar, náuseas, vômitos, febre acima de 38 °C ou presença de sangue na urina.

A pedra nos rins é mais comum em homens adultos, mas também pode surgir em mulheres e crianças, uma das suas principais causas é a baixa ingestão de líquidos.

O que fazer: De primeiro momento procure um médico, vá até uma consulta e veja em qual estágio a doença se encontra para iniciar o tratamento. Dependendo da forma que está, o tratamento é feito somente com aumento do consumo de água. Em outros casos mais graves recomenda-se cirurgia para remover os pedaços menores.

GASTRITE

É uma inflamação do revestimento do estômago que pode causar dor do lado esquerdo abaixo da costela. Além de sintomas como náusea, sensação de queimação na barriga, digestão lenta com sensação de estômago estufado ou arrotos.

Esta inflamação pode ser ocasionada por vários fatores como o uso de remédios anti-inflamatórios, pois agridem o revestimento do estômago ou consumo excessivo de álcool, infecção ou lesões.

O que fazer: Alimentação mais balanceada, incluindo carnes magras cozidas sem muitos condimentos, verduras e frutas cozidas, beber somente água. E evitar alimentos e bebidas que possam irritar mais o revestimento do estômago como café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Além disso, consultar um gastroenterologista é uma ótima ideia, ele pode ajudar a organizar cardápio e dicas sobre o que comer e o que não comer.

INFARTO

É um evento decorrente do bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração, levando à morte de parte do tecido cardíaco pela falta de oxigênio. A falta de irrigação pelo sangue é a obstrução de uma artéria, por uma placa de gordura ou coágulo.

QUANDO ESSAS DORES SÃO EM MULHERES?

Os casos relacionados a dores abdominais em mulheres pode ser:

    • Cistos no ovário;
    • Gravidez ectópica;
    • Endometriose;
    • Cólica menstrual.

PREVENÇÃO

Qualquer sintoma diferente em seu corpo, principalmente que te cause dor ou incômodo, é necessário procurar um médico, o cuidado com a saúde em todos os momentos poderão ser garantidos com um bom plano de saúde.

Em caso de qualquer mudança que você sinta no seu corpo, uma reação diferente que possa te deixar preocupado, isso é um sinal que você deve procurar ajuda.

Fique atento, se tiver pessoas da família com histórico de alguma dessas doenças, providencie um plano de saúde e se previna, sobre qualquer evento inesperado.

Preocupe-se sim, com sua saúde, com o aparecimento de dores, nosso corpo dá sinais de que algo não está caminhando como deveria.

Se descobrirmos em tempo apto, todas essas doenças têm tratamento. Então fique atento, tenha um plano médico, realize os exames e previna-se.

CONCLUSÃO

Neste artigo, te mostramos as principais doenças e causas relacionadas à dor do lado esquerdo da barriga, além de apresentar algumas formas de tratar esses problemas. Quando o desconforto surgir, procure uma ajuda especializada para seguir com o melhor tratamento!

Facebook Comments Box
Elton Rodrigues
Instagram
Tags :
dor no lado esquerdo
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *