Dor nas costas e dificuldade para respirar: O que pode ser?

Dor nas costas e dificuldade para respirar: O que pode ser?

Índice

Você sente dor nas costas ao respirar? Saiba que tem algo de errado acontecendo com você. Quando sentir esse tipo de dor, fique atento, sempre bom investigar se tem algo grave ocorrendo com sua saúde!

Agora, quais as causas mais recorrentes que geram esse cenário? Diante dessas situações, o que devemos fazer?

Falaremos tudo sobre as causas e compartilharemos exercícios que previnem este tipo de incômodo.

O QUE CAUSA DOR NAS COSTAS AO RESPIRAR?

A principal causa é problema ligado ao pulmão. Devemos nos preocupar com qualquer alteração ou aparecimento de outros sintomas, como febre, cansaço excessivo ou algo parecido.

Devido a pandemia e o nascimento do coronavírus, não só as doenças comuns começaram a se potencializar. Mas as de cardiorrespiratórias, causadas por comprometimento no pulmão, foram as que tiveram mais relação com o índice de mortalidade provocado pelo coronavírus. Então, devemos nos atentar a qualquer mudança, se algo ocorrer, é recomendado procurar imediatamente um pronto atendimento.

A falta de ar pode indicar diminuição da oximetria, que significa a quantidade de oxigênio no sangue, em relação às demandas pulmonares. Desta forma, o paciente precisa de oxigênio para ajudar a aliviar os pulmões, fazendo com que ele volte às suas funções vitais.

A dor nas costas pode ter várias causas, e o que irá diferenciá-las são os sintomas associados. Essa dor que tem origem quando respiramos, normalmente está relacionada às doenças respiratórias, como resfriado, gripes, embolia pulmonar e pneumonias.

Outras causas menos comuns, são em relação aos músculos ou no coração, porém terá sintomas que não envolve exclusivamente a respiração.

Caso surgir qualquer tipo dessa alteração, de três dias ou mais e se for intensa com muita dor, consulte um clínico geral ou pneumologista, para realização de exames. Assim identificamos possíveis diagnósticos para iniciar o tratamento prévio.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS?

dor-nas-costas-ao-respirar

INFECÇÕES VIRAIS

Incluímos então todas as infecções virais e não só pelo coronavírus.

Gripes e resfriados costumam afetar muito a população. O indivíduo pode sentir dor nas costas, ao respirar, conforme a doença for desenvolvendo.

Esta dor está associada ao acúmulo de secreções nas vias respiratórias e quando nós respiramos sentimos dor nas costas, caso for acompanhado com bastante tosse pode gerar uma fadiga muscular da região torácica.

Em relação ao coronavírus, uma síndrome de gripe com sintomas fortes estão presentes e gerando dores nas costas ao respirar devido aos pulmões estarem comprometidos.

Neste caso deve-se procurar ajuda dos especialistas, para que um quadro simples não evolua.

É necessário repouso e muita hidratação. E seguir as orientações dos médicos, fazer uso dos medicamentos conforme prescrito nas receitas.

DISTENSÃO MUSCULAR DAS COSTAS

Quando fazemos um esforço muito grande, geramos um movimento inadequado com peso elevado, causando uma distensão muscular, pequenas rupturas nas fibras e contrações excessivas.

Por isso quando respiramos a musculatura dolorida é contraída, tornando-se muito incômodo na região afetada pelos esforços inadequados ou excessivos.

Neste caso, o ideal é fazer repouso e deixar o músculo relaxar, em muitos casos usa estratégias de compressas quentes, liberação miofascial, massagens relaxantes.

Se o incômodo permanecer, o ideal é procurar ajuda de um bom especialista para descobrir o diagnóstico e resolver o problema.

PEDRA NOS RINS

Sintomas de contrações musculares no meio das costas e do contorno da caixa torácica, isso pode ser pedra nos rins. A dor vem de maneira repentina e sem lesão amostra, mas o paciente que tem o sintoma e sabe que tem algo grave acontecendo, deve ficar mais atento e procurar um médico.

PNEUMONIA

É um pulmão carregado de bactéria ou vírus, todo infectado, causando uma inflamação nos sacos de ar. Neste caso, a dor é relacionada ao respirar ocorrendo a movimentação muscular, para auxiliar os sacos de ar, o paciente questionará dor nas costas.

Além disso, a pneumonia vem acompanhada de febre acima de 38 °C e catarro. Lembrando que nas crianças bebês, idosos ou com outras comorbidades, têm que ter bastante cuidado, pois dependendo da gravidade pode ser fatal.

Sempre que estiver se sentindo mal e a dor ao respirar vier junto com uma febre alta, é necessário buscar ajuda médica!

INFARTO

Ataque cardíaco ou infarto agudo do miocárdio, após ocorrer um bloqueio de fluxo de sangue para o músculo do coração, as células musculares morrem por falta de oxigênio e suprimentos, desta forma é ocorrido.

O infarto pode acontecer tanto com os sintomas normais, como não demonstram nada e as principais são: dor no peito, nas costas e nos braços. Ou também pode ocorrer de forma fragmentada, o paciente vai tendo sintomas de mal-estar, vômitos ao longo da vida, até que certo dia ao entupimento das artérias.

Desta forma, se está sentindo alguns dos sintomas, não espere, o óbito acontece por falta de interesse da pessoa, procure ajuda, busque os diagnósticos para iniciar o tratamento o quanto antes.

ENDOMETRIOSE

Uma modificação no crescimento do tecido que reveste o útero, fazendo com que cause dores na região lombar e abdominal. Por ser um diagnóstico dado em mulheres, o pico da incômodo ocorre principalmente em períodos menstruais, provocando dor nas costas.

PLEURITE E EMBOLIA PULMONAR

É definida como pleura, duas membranas que revestem o pulmão e a caixa torácica. Há um espaço fino e cheio de fluido entre a cavidade torácica e o pulmão, assim faz com que flua um movimento saudável. Caso haja uma inflamação nesses tecidos, por gripe ou atrito entre as pleuras, é denominada pleurite. Se os sintomas são acompanhados de febre, tosse e dor nas costas, se persistirem, procure imediatamente um médico para o diagnóstico.

Já a embolia pulmonar, uma doença que afeta diretamente os pulmões, bloqueando uma ou mais artérias, formados com coágulos de sangue, ar, gordura ou células cancerosas. Assim, impedindo o bombeamento de sangue pros pulmões. Caso sinta dores agudas nas costas junto com dificuldades para respirar, aconselho a procurar um atendimento médico e saber os laudos, pois este tipo de doença pode ser fatal. O tratamento é feito por medicamentos.

COSTOCONDRITE

É uma doença muito comum, localizada na região torácica, uma inflamação das cartilagens que ligam os ossos da costela com o esterno, que afeta principalmente adultos e jovens. Causado por um trauma no tórax durante o exercício físico, esportes, movimentos repetitivos. Os sintomas podem ser: falta de ar, dor nas costas, dor no esterno ao pressionar. Não deixe de procurar ajuda médica se alguns dos sintomas persistirem, o tratamento é feito com medicamentos, compressas quentes no local e repouso para o alívio.

EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR DORES NAS COSTAS AO RESPIRAR:

  1. Alongamento peitoral: Cruze os dedos atrás do corpo com os ombros girados para trás. Abra o peito para alto e assim alongue o peito. Segure durante 30 segundos e faça novamente;
  2. Estirar as costas: acomode-se em uma cadeira de corpo ereto e coloque as mãos sobre a cabeça. Desloque suavemente a cabeça para a frente até sentir um alongamento na parte superior das costas. Fique nesta postura durante 30 segundos e faça outra vez;
  3. Comprimir as escápulas do ombro: sente-se ou fique de costas eretas e traga os seus ombros para trás. Aperte as escápulas e as pressione durante 30 segundos. Repita o exercício.

Quando sentir dores nas costas ao respirar, é essencial consultar um clínico geral, para descartar qualquer situação grave.

CONCLUSÃO

Esperamos ter ajudado, compartilhando estas informações ao longo do texto, te mostramos e destacamos as principais causas, tanto virais, bacterianas, cardíacas e musculares, além de sugerir algumas formas de tratamento para o problema. E também observar se há outros sintomas, como a febre. Assim, sabendo o diagnóstico exato, podemos prevenir e evitar as dores e outros fatores mais graves relacionados às dores nas costas ao respirar. Siga o nosso blog para encontrar soluções e técnicas para o alívio do estresse do cotidiano.

Facebook Comments Box
Elton Rodrigues
Instagram
Tags :
dor nas costas
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *