Dorflex serve para dor nas costas?

Dorflex serve para dor nas costas

Índice

Os remédios indicados para a dor nas costas só devem ser usados de acordo com a orientação médica. Já que é necessário saber a causa que está na sua origem e a intensidade da dor, que pode ser leve, moderada ou intensa, pois assim é possível indicar o tratamento mais eficaz.

Em alguns casos, podemos usar o analgésico ou antiinflamatório quando a dor na coluna acontece quando se dorme em uma posição desconfortável ou por estar sentado muito tempo na frente do computador e acaba limitando os movimentos por um curto período.

Nos casos em que a dor é intensa, surge por um longo período de tempo e não permite o desenvolvimento normal das atividades diárias. O mais correto é que o ortopedista ou fisioterapeuta seja consultado para realizar uma avaliação clínica e, assim, o tratamento mais adequado.

Entre os principais remédios estão o Dorflex, o Mioflex e o Miosan, que encontramos facilmente em qualquer farmácia ou drogaria. Eles não necessitam de receita médica para serem comercializados, embora a consulta com o profissional de saúde seja sempre indicada.

Mas afinal, para que serve Dorflex?

Dorflex ou qualquer relaxante muscular que você possa encontrar em farmácias ou drogarias, é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante para a dor. É indicado para aliviar desconfortos relacionados à contratura excessiva dos músculos, como a dores de cabeça tensional (cefaleia tensional), e também os nódulos musculares (incluindo desconforto nas costas e na lombar) e dura por horas.

Dorflex (relaxante muscular) combina dipirona, orfenadrina e cafeína para aliviar dores e tensões musculares. O uso recomendado é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia ou de 30 a 60 gotas até 4 vezes ao dia. Quando falamos de dores, é necessário saber diferenciá-las e identificar suas causas. Para ajudar, trouxemos algumas explicações abaixo.

Você pode sempre contar com relaxante muscular para aliviar suas dores, porém, saber diferenciá-las e conhecer suas possíveis causas são o primeiro passo para evitar que elas surjam novamente. É necessário lembrar: se os sintomas persistirem, procure um médico para realizar um tratamento adequado!

  • Dor no pescoço ou na nuca (cervicalgia): Dor localizada na região do pescoço que pode ser de origem muscular ou causada por problemas na coluna.
  • Dor nas costas (dorsalgia): Dor na região das costas que pode ter várias origens: muscular, problemas nos nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral.
  • Dor na lombar (lombalgia): Dor ou rigidez na extremidade inferior da coluna, acima das nádegas. Pode ser consequência do uso excessivo do músculo, de um trauma ou de uma deformidade.

As causas mais comuns para essas dores variam entre má postura, sobrecarga, dores após exercícios físicos, contraturas musculares e até mesmo estresse.

Algumas definições dos remédios:

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são a primeira linha de tratamento para dor, já que além do efeito anti-inflamatório, possuem efeito analgésico, aliviando com mais rapidez o mal-estar.

A indicação do anti-inflamatório varia de acordo com a causa da dor, já que esses medicamentos podem ter ação mais ou menos forte, por isso, podem ser orientadas diferentes doses e tempo de uso, de acordo com a causa.

Exemplos: ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco ou celecoxibe, por exemplo.

Analgésicos

Os analgésicos podem ser também indicados no tratamento para dor na coluna, já que são capazes de promover o alívio da dor. É necessário que o analgésico seja usado conforme a orientação do médico, já que o seu uso prolongado em doses mais elevadas pode causar dano na mucosa do estômago e no fígado.

No caso de mulheres grávidas e em fase de amamentação, o paracetamol é normalmente recomendado, uma vez que é seguro durante essas fases, no entanto, é necessário que o médico seja consultado.

Exemplos: paracetamol, dipirona, ácido acetilsalicílico e metamizol.

Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares são uma boa opção para a dor na coluna, principalmente nos casos em que há espasmo muscular que resulta em dor, não sendo o seu uso recomendado na prevenção.

E devemos fazer apenas o uso dos relaxantes musculares quando indicado pelo médico, porque o seu uso sem orientação ou por um tempo prolongado pode viciar.

Exemplos: tiocolchicosídeo, cloridrato de ciclobenzaprina e diazepam, que também podem ser comercializados em combinação com analgésicos para ajudar a relaxar o músculo e a reduzir a dor.

Opióides

Os opióides também podem ser indicados em caso de dor na coluna, já que promovem um alívio a curto prazo, no entanto, têm diversos efeitos secundários e, por isso, é considerável ter precaução quanto ao seu uso prolongado.

Em caso de dor intensa, o médico pode indicar o uso de codeína ou tramadol, que são prescritos quando a dor é mais forte, no entanto, em casos mais graves, recomenda-se o uso de opióides mais fortes por um curto período de tempo.

Exemplos: codeína, tramadol, hidromorfona, oxicodona e fentanila.

Antidepressivos

Os antidepressivos podem ser indicados nos casos de dor crônica na coluna, já que possuem um efeito positivo diante da dor, sendo principalmente recomendado em caso de lombalgia crônica.

Os antidepressivos para aliviar a dor na coluna são os inibidores da recaptação de noradrenalina serotonina e os antidepressivos tricíclicos. Estes medicamentos são contraindicados em caso de insuficiência renal, glaucoma, gravidez, doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca e só devem ser usados sob prescrição médica.

Exemplos: venlafaxina, duloxetina, sibutramina, imipramina, amitriptilina, nortriptilina e clomipramina.

Injeções de cortisona

A injeção de cortisona costuma ser indicada quando o tratamento com os medicamentos não são suficientes para promover o alívio da dor, podendo a injeção recomendada pelo médico de acordo com a causa e a intensidade da dor na coluna.

Remédios caseiros para dor na coluna

Um excelente remédio caseiro para dor na coluna é fazer uma compressa quente, pois o calor relaxa os músculos e ativa a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor.

Outra solução natural para complementar o tratamento da dor na coluna é o chá ou a compressa de gengibre, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e vasodilatadoras.

Para fazer o chá, deve-se colocar 3 cm de raiz de gengibre em 1 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos e a seguir coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes ao dia. Para fazer a compressa de gengibre, basta ralar a mesma quantidade de gengibre e aplicar na região das costas, cobrindo com uma gaze, durante 20 minutos.

Dicas para aliviar a dor na coluna

Outras dicas para aliviar a dor na coluna incluem:

  • Repousar, na posição deitada e de barriga para cima, com as pernas esticadas, ligeiramente levantadas, sem travesseiro na cabeça e com os braços estendidos ao longo do corpo;
  • Tomar um banho de água quente, deixando a água cair no local da dor;
  • Receber uma massagem nas costas.

Estas medidas podem ser suficientes para tratar a dor na coluna ou podem completar o tratamento com os remédios prescritos pelo médico.

CONCLUSÃO

Ao longo da leitura, te mostramos para que servem os analgésicos, relaxantes musculares e outras formas de medicamento para aliviar a dor. Além de apresentar algumas formas de tratamento. Quando a dor aparecer, procure um médico especializado ou consulte os profissionais relacionados na área! Continue acompanhando o nosso blog para encontrar técnicas e soluções para o alívio do estresse do cotidiano.

Facebook Comments Box
Elton Rodrigues
Instagram
Tags :
dorflex, remédios
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *