Estou com dor nas costas: O que pode ser e como aliviar essa dor?

lesão muscular e dor nas costas após o treino ou correndo

Índice

Dor nas costas é um sintoma que está aumentando nos últimos tempos, por estar associada a várias causas. Todas as pessoas do mundo terão alguma situação com dor nas costas.

Este incômodo pode ser gerado por outros fatores, por exemplo, infecções, infarto do miocárdio, colocando ovariana ou renal. E as dores podem ser fraca ou forte, rápidas e constantes.

Desconforto na coluna cervical, torácica, lombalgia, trapézio tensionado ou só dor nas costas, são os sintomas e doenças que promovem incômodo tirando nossa paz. Uma dor que normalmente aparece no final do dia ou no final da semana, após dias exaustivos de trabalho ou uma semana cumprindo bem os seus deveres.

Desta forma, isso pode acarretar problemas que são relativamente comuns, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 8 em cada 10 pessoas terão dores nas costas. Se a pessoa não buscar cuidados diante dos sintomas, uma dor que era leve, se torna intensa, levando a procedimentos mais clínicos ou até cirúrgicos.

Além das diferentes causas, há diversos fatores de risco e formas de prevenção diante do sintoma.

O QUE PODE SER DOR NAS COSTAS?

As causas podem ser diversas, e nem sempre são sintomas de doenças. Outros fatores que causam dores nas costas, são:

Má postura: Pode ser feita em qualquer momento do nosso dia, para sentar, levantar, deitar ou fazer atividades do cotidiano. A má postura, forma um desequilíbrio muscular, sobrecarrega outras estruturas do corpo, onde começa a aparecer as dores. Neste sentido, previna-se, comece a se policiar, caso tenha dores intensas, devido a esses sintomas, procure um médico.

Problemas de saúde:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco;
  • oenças como o câncer da coluna e as artroses;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileítes;
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

Excesso de exercício físico: É necessário saber dosar com um profissional, o tempo diário de atividades físicas e a carga a ser utilizada. Pois, se exercitar por muito tempo, usar cargas exageradas ou realizar atividades de maneira inadequada, levam o seu corpo a dores e lesões. Sendo assim, os profissionais da área orientam a se monitorar na postura e execução durante os treinos.

Colchão: Colchões duros ou velhos podem prejudicar e contribuir para a dor nas costas. O mais correto é girar o colchão, trocando os lados para que ele não desgaste numa parte, a posição de quando colocado a primeira vez. Assim que for descartado, realizar a troca por um novo.

Sedentarismo: Assim como o excesso de exercícios pode ser prejudicial para a saúde, a falta dele também será, procure algo para se movimentar, academia, natação, basquete, algo que te faça se movimentar. Pois, o sedentarismo pode acarretar diversas doenças neurodegenerativas.

DOR NAS COSTAS PODE SER COVID-19?

Não, fique tranquilo! Dores nas costas não estão relacionadas a COVID-19. Mas de outra forma, com a pandemia toda em casa, valorizaram o trabalho digital, desde então, muitas pessoas trabalham home office e isso provocou o aumento de lesões e dores nas costas.

QUAIS OS TIPOS DE DORES NAS COSTAS?

 

DOR NO MEIO NA CAIXA TORÁCICA E NAS COSTAS

Um diagnóstico que precisa ser bem analisado, esse tipo de dor pode indicar complicações em órgãos valiosos para o corpo humano, como: coração, estômago, problemas vertebrais e musculares. Após o laudo, observar se tem presença de indícios, e iniciar tratamento se encontrar algo.

DOR NAS COSTAS NO MEIO DOR NAS COSTAS NO MEIO

Sempre quando falamos em dores na coluna, sabemos que nela passa, estrutura óssea que são os discos intervertebrais, nervos e músculos. E no meio das costas, está a região torácica. Então se tiver esse tipo de dor, pode ser: nódulos musculares, compressão dos nervos ou inflamação na hérnia, consultar um médico ou incômodo persistir para saber mais.

dor baixo ombroDOR NAS COSTAS ABAIXO DO OMBRO

Ela pode causar um desequilíbrio muscular ou alteração da estrutura óssea da pessoa, assim gera dores, podendo ser tratada com fortalecimento muscular.

DOR NAS COSTAS EM CIMA DOR NAS COSTAS EM CIMA

Uma dor voltada ao estresse, má postura, dias cansativos. Pode ser causada também por ansiedade e preocupação. Tratamos com relaxamento e liberações.

DOR NAS COSTAS EM BAIXO DOR NAS COSTAS EM BAIXO

Esse é um tipo de dor mais comum, o famoso nervo ciático ou lombalgia. Incômodo na região lombar, pode ser tensões musculares, compressão dos nervos, desgastes dos tecidos ou hérnia de disco.

dor-ciatico-queimacao-lombar DORES NA COLUNA LOMBAR

 

A tensão ou distensão muscular devido a má postura e levantamento de pesos excessivos podem causar uma compreensão de discos intervertebrais, promovendo dor lombar.

DOR LOMBAR E GRAVIDEZ DOR LOMBAR E GRAVIDEZ

É normal, grávidas sentirem tensões lombares durante a sua gestação, principalmente no sexto mês quando a região abdominal cresce com a formação do bebe. Sendo assim, se a mulher não tiver um cuidado com seu corpo, se fortalecer pré, durante a gestação, será provável que ela terá dores. Mas a notícia boa é que ela vai fortalecer o pós parto, ela não sentirá dores nas costas.

DOR NAS COSTAS AO RESPIRAR

Este tipo de dor, está associada a nódulos de tensão. E quando duram por mais dias, 15 ou mais, diagnosticam ansiedade ou angústia. Terapias relaxantes, medicamentos podem ajudar em um quadro mais grave. Mas os pacientes que apresentam dores crônicas necessitam de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico contínuo para tratar estes problemas. Procure um médico se os sintomas prosseguirem.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA COLUNA INFLAMADA?

Os sintomas dependerão de onde a inflamação está localizada. Sendo os mais comuns:

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Dor muscular;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Dor aguda na região;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Dor que irradia para perna;
  • Diminuição da flexibilidade das costas;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Incontinência urinária;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga.

Caso sinta estes sintomas, procure atendimento médico!

O QUE PODE SER DOR NAS COSTAS DO LADO ESQUERDO?

Essa dor está associada a má postura dormir em posição desconfortável e outros estresses do cotidiano. Porém, é sempre bom fazer exames e observar o que tem feito, se passar mais de 5 dias, pode ser calculo renal ou fratura. Neste sentido, procure ajuda de um médico e realização de exames para saber a gravidade do problema.

COMO É A DOR NA COLUNA DO INFARTO?

Dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea, dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, desmaio, esses são os sintomas de infarto. É do tipo de dor na coluna associada a dores no pescoço, cervical.

QUAL EXAME PARA DIAGNÓSTICO DE DOR NA COLUNA?

  • Ressonância Nuclear Magnética (RNM);
  • Raio-x;
  • Cintilografia;
  • Eletroneuromiografia.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE COLUNA LOMBAR

Um dos exames mais confiáveis para identificar vários tipos doenças e lesões do corpo humano. Com o diagnóstico podemos ver como estão as estruturas articulares e saber se tem algo de errado com elas.

A ressonância magnética da coluna lombar é um exame de imagem que nos permite diagnosticar diversas doenças, como hérnia de disco, lombalgia, espondilose, estenose vertebral, deslizamentos vertebrais, entre outras.

FATORES DE RISCOS

Dores nas costas é um sintoma muito comum e acontecem em todas as faixas etárias, nem crianças e adolescentes estão escapando. Baixar alguns exemplos que provocam dor nas costas, veja:

  • Doenças: temos muitas doenças que causam dores nas pessoas, entre elas fibromialgia, câncer, artrite, e outras;
  • Excesso de peso: carregar muita carga causa estresse nas suas costas;
  • Falta de exercício: músculos fracos e não usados nas costas podem levar a um desequilíbrio das estruturas, principalmente as costas;
  • Fumar: inibem o celular que fornece nutrientes suficientes para os discos nas costas, assim causando dor;
  • Levantamento inadequado de objetos: usando suas costas em vez de suas pernas pode levar a uma compressão dos discos intervertebrais, desta forma gera dor nas costas;
  • Idade: a dor nas costas é mais comum com o envelhecimento, pelo desgaste natural, isso vai acontecer com todas as pessoas, mais uma média, começando por volta dos 30 ou 40 anos;
  • Condições psicológicas: pessoas que desencadeiam depressão e ansiedade parecem ter um risco maior de dores nas costas, devido a preocupação.

COMO EVITAR DORES NAS COSTAS?

Algumas medidas de prevenção podem ser necessárias para driblar as causas das dores nas costas e diminuir as crises. Procure identificar o tipo de desconforto que você sente, procure ajuda de um médico sempre que a inflamação continuar ou quando existirem outros sintomas mais intensos. Acompanhe comigo algumas dicas que vão te ajudar a aliviar essa dor lombar:

  • Mantenha o peso sob controle;
  • Pratique exercícios de alongamento regularmente;
  • Realize 30 minutos de qualquer atividade física aeróbica moderada (hidroginástica, caminhada, bicicleta) de duas a três vezes na semana;
  • Fortaleça a região do CORE, músculos do centro do corpo (m.abdome, m.eretores da coluna, m.transverso do abdome e outros), assim tonificar seu tronco deixando sem dores;
  • Evite ficar horas e dia-após-dia na mesma posição, seja sentado ou em pé, a cada um ou dois atendimentos ou responsabilidade no trabalho, alongue;
  • Levante-se e movimente-se a cada hora;
  • Não fume, ajuda no processo de degeneração dos discos intervertebrais;
  • Cuidado quando for levantar peso: ajuste sua postura observe o que você está fazendo, trave os pés no solo, firme seu abdome como se fosse um cinto, mantenha a pega firme, sinta a carga e empurre com segurança;
  • Nunca tente pegar algo no chão inclinando o tronco de qualquer forma com as pernas estendidas de maneira inadequada;
  • Tenha técnicas para controlar o estresse, yoga, meditação, respiração são bem vindas;
  • Fique atento na hora de dormir, na cama ou travesseiro, dependendo da forma que estiver pode causar dores, se precisar ajuste.

COMO ALIVIAR DOR LOMBAR?

  • Repousar a coluna deitado de maneira confortável;
  • Usar compressas quentes;
  • Experimentar sessões de massagem e quiropraxia;
  • Fazer alongamento para as costas possam aliviar as dores e a tensão muscular;
  • Fazer exercícios de respiração e meditação;
  • Não tome remédios por conta e procure um médico para te ajudar e ser orientado da melhor forma.

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO?

Sempre que a dor persistir, o médico deve ser auxiliado. Caso tenha sintomas como formigamentos, perda da força, irradiação, você deve procurar um médico e realizar exames.

É recomendado fazer exames periodicamente, deixar tudo em dia, como exame de sangue, hemoglobina, colesterol, gordura no fígado, essas causas que podem ter dores nas costas. Assim, encontrar o problema e tratar.

CONCLUSÃO

Diante das observações no texto, vimos sugestões, causas e tratamento sobre como aliviar a dor nas costas e o que pode ser. Sentiu incômodo na região lombar, torácica ou cervical, procure atendimento médico especializado, diante do diagnóstico poderá realizar o tratamento adequado. Valeu galera, esse foi mais um blog, continue nos acompanhando para ver mais sobre técnicas e soluções, aliviando estresse do cotidiano, até a próxima!

Facebook Comments Box
Elton Rodrigues
Instagram
Tags :
dor nas costas
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *